INTRODUÇÃO

O álcool assume um papel negativo em todas as classes sociais, nomeadamente nas que os proveitos financeiros familiares são escassos e os problemas abundam. 

O consumo de bebidas alcoólicas é frequentemente elevado com consequências negativas para todos os elementos da família.

Um jovem ou um adulto, prudente, sabe beber com moderação e, a determinada altura, dizer: MAIS, NÃO !

Os jovens condutores estão particularmente sujeitos a influências e pressões sociais que alteram o seu comportamento. O álcool torna-se então, para eles, um indispensável elemento desinibidor e, em muitos casos, estimulante para a tomada de atitudes que de outra forma não conseguiriam assumir conscientemente.

Podem surgir comportamentos mais gravosos se forem ingeridas, num espaço de tempo relativamente curto, diversos tipos de bebidas, as tais "misturas" !

Começar a beber é fácil. Difícil é parar !

Se, como se diz, uma viagem começa com o primeiro passo, a bebedeira inicia-se com o primeiro "copo".

Caso sejam condutores de ciclomotores, motociclos ou veículos ligeiros e se atingirem uma taxa de alcoolemia assinalável, a condução que os jovens praticam leva-os a comportamentos de "euforia" e à criação de situações de risco para todos os utentes da via pública.

Segundo a opinião de vários especialistas, a ingestão do conteúdo duma caneca de cerveja já eleva a 30% os erros cometidos pelo condutor durante a condução.