SINALIZAÇÃO DE ACIDENTES

PREVENIR

Acidente pode ser definido como a consequência da ruptura do equilíbrio existente entre o nível de exigências do próprio ambiente rodoviário e o nível de meios ou respostas que o condutor dispõe a todo o momento.

O objetivo da prevenção é reduzir os acidentes rodoviários bem como as suas consequências. Qualquer utente da via pública deve agir com rapidez se estiver envolvido, ou não, numa situação de acidente.

Por exemplo, se um condutor que circule numa estrada se deparar com um acidente e verificar que ninguém ainda tomou medidas face ao sucedido, deve atuar da seguinte forma:

> parar o seu carro fora da estrada, se possível, ou em local que não ponha em perigo a segurança de quem se aproxime ou circule por perto;

> ligar as luzes de emergência do seu veículo e, se for de noite, ligar também os médios;

> verificar se está desligada a ignição do veículo sinistrado e, se necessário, imobilizar o veículo com o travão de mão;

> havendo vítimas conscientes, perguntar quantas pessoas viajavam dentro do carro porque pode acontecer que alguém tenha sido projetado;

> se o veículo estiver virado, não tentar endireitá-lo pois pode haver derrame de combustível ou óleos;

> colocar à distância adequada do local do sinistro (mínimo 30 metros) o sinal de pré-sinalização (triângulo vermelho) para impedir novos choques;

> vestir o seu colete retrorrefletor, para que seja visto com facilidade pelos outros condutores;

> ter presente que, em caso de acidente grave, tanto as vítimas como quem está eventualmente a ajudar podem estar em perigo.


ALERTAR

O dever de alertar para o número de emergência 112 , tem como objetivo chamar ao local do acidente pessoal médico especializado e as autoridades competentes para tomar nota da ocorrência.

Nas estradas onde existem postos SOS, os marcos hectométricos devem ter uma seta que indica o sentido do posto mais próximo.