A "TAREFA" DA CONDUÇÃO

Entre o momento em que um condutor vê um obstáculo e o momento em que começa a agir - travar, desviar, reduzir a velocidade e marcha, etc. - decorre um determinado tempo a que se dá o nome de TEMPO DE REAÇÃO.

Se o condutor estiver atento, o tempo médio de reação é de 1 segundo. Durante este curto espaço de tempo, o veículo move-se, percorrendo uma distância chamada de DISTÂNCIA DE REACÇÃO.

A distância da reacção depende:

- da velocidade (quanto maior for a velocidade, maior é a distância de reacção)

- do tempo de reacção que o condutor leva a reagir (quanto mais tempo leva o condutor a reagir, maior é a distância de reacção).

Para simplificar o cálculo médio das distâncias de reação, multiplicamos por três o algarismo das dezenas correspondente à velocidade a que se circula:

20 km/h  >>>  >>>  2 x 3 = 6 metros

40 km/h  >>>  >>>  4 x 3 = 12 metros

80 km/h  >>>  >>>  8 x 3 = 24 metros


Para percebermos o que se entende por distância de paragem, em condições normais de aderência ao piso por parte dum veículo, observemos estas imagens.


Em condições normais de condução, é importante que o condutor dum ciclomotor, ou motociclo, mantenha uma determinada distância de segurança em relação ao veículo que segue à sua frente, para evitar uma colisão por falta de capacidade de reacção.

O mais aconselhável é manter um intervalo de tempo - pelo menos 2 segundos - em relação ao veículo que circula à frente.

Para calcular esse intervalo de tempo, sugere-se o seguinte:

- acertar a velocidade de marcha pelo veículo da frente

- escolher um ponto fixo de referência à frente, por exemplo uma árvore, um poste, etc.

- quando o veículo da frente passar pelo ponto fixo escolhido para referência, começar a contar pausadamente: mil cento e um, mil cento e dois, ... ... ...

- se o ciclomotorista/motociclista atingir o ponto de referência antes de continuar a contagem, é porque a distância percorrida que separa os veículos nesse dado momento, é suficiente para prevenir o risco de colisão na traseira do veículo que segue à frente.

[Coloca o cursor sobre a árvore para ver a animação]

Em descidas, piso molhado ou em mau estado, aconselha-se que o intervalo entre os veículos seja aumentado para 3 ou 5 segundos.

Em situações climatéricas mais adversas - nevoeiro, chuva intensa - a velocidade deve ser reduzida pois o campo de visibilidade fica mais limitado.