SONAMBULISMO

O sonambulismo é um distúrbio de comportamento no funcionamento normal do cérebro e que acontece, normalmente, uma a duas horas após o início do sono, não se repetindo durante a mesma noite.

Não se conhecem verdadeiramente as causas desta doença, mas presume-se que esteja associada a uma certa imaturidade do sistema nervoso, ocorrendo mais frequentemente nas crianças e adolescentes.

Pode acontecer em crianças com apneia do sono ou em crianças com enurese noturna.

O sonâmbulo pode levantar-se e caminhar no quarto ou pela casa, de um modo ordenado mas insconsciente, comer e falar.

Raramente se lembra do que se passou e do que fez.

É perigoso tentar acordar repentinamente um sonâmbulo, porque este pode tornar-se violento e/ou agressivo.

Devem ser tomadas medidas de segurança para evitar a ocorrência de acidentes com pessoas que padecem desta doença do sono como, por exemplo, instalar sistemas de segurança nas janelas, portas do quarto e da casa.

Para melhorar a qualidade do sono do sonâmbulo é aconselhável que ele vá dormir sempre à mesma hora, evitando a ingestão de alimentos e bebidas estimulantes antes do período normal de repouso. Aconselha-se que a pessoa saiba lidar com as emoções porque os episódios de sonambulismo estão frequentemente relacionados com os sentimentos de insegurança, medo, ansiedade. Consoante os casos, o uso de sedativos pode reduzir o número de episódios de sonambulismo.